Que mudanças implementar para atrair mais e melhores clientes?
Segundo passo: PÚBLICO
2. Conheça o público da sua empresa
Conhecer bem o consumidor e o cliente da sua empresa é crucial.
Saber as suas necessidades, preferências, desejos pode ser uma carta na manga na hora de negociar, argumentar e contornar objeções.
Para isso, vale traçar um perfil dos consumidores do seu produto e/ou serviço e do que os leva a escolher a sua empresa.
O ideal é haver uma observação dessas pessoas e uma conversa mais próxima, com algumas delas.
Assim, será possível levantar informações que guiem suas próximas ações e argumentos de vendas.
Esta é a etapa do levantamento de dados para a criação de persona, sendo que persona é a personificação do cliente ideal de uma empresa ou marca.
É o desenho de um personagem fictício que representará um tipo padronizado dos seus clientes.
Para isso, defina um nome, uma idade, uma profissão, um estado civil, sonhos e necessidades (dores) dessa pessoa.
Ter esse perfil desenhado ajudará a definir uma série de ações importantes para atingir seu público.
Sem saber quem consome da sua marca, a comunicação será desperdiçada com um público que não tem interesse no seu serviço de impressão.
Confira o primeiro passo, aqui.
Confira o terceiro passo, aqui.